Untitled 2
OUTSIDE THE BOX: Cabelo, cabeleira, cabelinho, cabelão !

25 de mai. de 2009

Cabelo, cabeleira, cabelinho, cabelão !

Eae vamos aprender um poukito mais sobre cortes de cabelo? :D

Existem vários tipos de cabelo, como:

Existem vários tipos de corte.
Cada um cada um consegue um efeito diferente – mais balanço, menos volume, nova forma... Conheça os segredos das técnicas que garantem o resultado que você procura.Além de dar uma nova forma, ele facilita muito a secagem e o penteado. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, cortar nem sempre significa deixar os fios mais curtos. Um bom cabeleireiro conhece todas as técnicas que podem dar textura, diminuir ou aumentar o volume e deixar os cabelos com balanço. E tudo isso pode ser feito sem tirar nada do comprimento, se você não quiser.

- Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.
- Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.
- Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.
- Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Actualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.

Corte para reduzir o volume
Por incrível que pareça, mesmo quem tem cabelos finos ou médios pode precisar tirar o volume de algumas partes para melhorar o visual. Na verdade, vários tipos de fios se beneficiam com essa técnica, pois ela deixa o penteado mais leve, com movimento, além de embelezar a forma. Normalmente, ela é usada apenas em certas áreas específicas, sem que seja necessário diminuir o volume na cabeça toda.

Corte desfiado
Para diminuir o volume e o comprimento ao mesmo tempo, o desfiado é o método mais usado e pode ser feito tanto nos cabelos secos quanto nos molhados.

A tesoura é usada nos fios secos, para que o cabeleireiro possa desfiar, apenas deslizando-a – se os cabelos estivessem molhados, poderiam se partir ou formar “degraus”, que apareceriam quando estivessem secos.
Nos fios molhados, ou melhor, umedecidos, o melhor é usar a navalha, que desliza mais facilmente pelo comprimento – se estivessem muito molhados, ficariam grudados, dificultando o corte. Usar navalha em cabelo seco pode puxar e machucar!

- Em cabelos finos, espetados ou crespos, a navalha é usada por cima da mecha. A pressão determina o volume retirado.

- Para fios mais lisos, a navalha é utilizada por baixo da mecha.

Para diminuir o volume, a tesoura parecida com um bisturi é a mais indicada, pois permite que o profissional trabalhe mecha por mecha, tirando algumas partes ao acaso para dar um efeito natural.

Corte picotado
Este tipode técnica consiste em cortar as pontas do cabelo para dentro – tanto no comprimento quanto na franja –, utilizando as pontas da tesoura. O corte dá mais leveza ao look e cria volume e balanço nas extremidades dos fios. O corte picotado também pode ser usado para dar um efeito mais natural ao penteado, definindo o estilo.
- Picotando as pontas: alguns fios são aparados usando as pontas da tesoura. O cabelo deve estar seco.

- Picotando a franja: com a tesoura reta, com lâminas paralelas aos fios, a técnica é a mesma e pode ser feita numa franja espessa ou pesada.


Corte perfilado
Esta é uma técnica semelhante ao afilamento, em geral, usada em cabelos muito grossos ou ásperos. O corte perfilado é feito sempre em fios limpos e secos, usando-se tesoura comum bem afiada. O cabeleireiro corta de um lado da mecha para o outro, em três movimentos.

- Remove-se alguns fios do lado esquerdo da mecha, depois, alguns do centro e, finalmente, alguns do lado direito. Os mesmos três movimentos são repetidos mais abaixo da mecha.

Corte de fio reto
É um corte de precisão usado para deixar todos os fios na mesma altura. Um exemplo é o corte curto geométrico, que pode ser feito em cabelos molhados com a tesoura.

Corte em camadas

É a técnica de cortar os fios molhados com a tesoura, formando várias camadas horizontais. É um corte chanfrado que dá origem a um tipo de dégradé. Pode ser feito no cabelo todo ou em partes, como na nuca ou acima das orelhas. Diminui ou aumenta o volume, dependendo do tipo e do comprimento dos fios. Também cria cortes assimétricos.

Para conseguir um bom corte, é preciso escolher um bom profissional. Veja como deve ser o corte repicado em camadas longas, para ter certeza de que tudo sairá da forma planejada.

O corte em camadas cria movimentos nos cabelos e faz com que pareçam mais volumosos. Nos fios grossos, ele enfatiza essa característica. O cabeleireiro começa cortando pela nuca. Esse será o comprimento que servirá de base para o restante dos fios. Todas as outras camadas deverão estar ligeiramente acima desse primeiro que foi “estipulado”.

O grau de repicado depende da maneira como o cabelo é cortado. O profissional deve levantar os fios e cortar em ângulo, mais aberto ou mais fechado, conforme o tipo de repicado que se pretende fazer. O corte no topo da cabeça é diferente. Pode ser todinho em camadas também ou, então, quase reto, seguindo a linha da orelha. A franja pode chegar até as sobrancelhas, para realçar as maçãs do roto e disfarçar o queixo quadrado. Se o seu queixo for bem pronunciado, então, prefira um repicado ligeiramente mais comprido.

Fica bem em:
- todos os formatos de rosto;
- cabelos grossos;
- cabelos finos e cheios;
- cabelos lisos ou levemente ondulados.

Não fica bem em:
- cabelos muito crespos;
- cabelos muito finos.

Dicas de cortes:
- Para valorizar pescoços pequenos, faça cortes repicados e bem curtos.
- Para criar volume em cabelos lisos, incline a cabeça para frente e escove desde a nuca até as pontas, seguindo com o secador. Quando pronto, volte a cabeça e escove só para dar forma.
- Se não estiver segura do corte em camadas, faça um leve repicado antes, para ver se gosta, e, só então, volte ao cabeleireiro para algo mais radical.
- Para seu cabelo ficar sempre arrumado, procure escolher um corte bem definido.

Às vezes utilizamos produtos bons, hidratações, reconstruções e nada adianta. O problema pode estar logo no início: a lavagem. Uma lavagem inadequada tira a vitalidade dos fios, além de ocasionar quebra e ressecamento. Algumas dicas para minimizar estes fatores:

- Esta já é velha, mas não custa repetir: não lavar os cabelos com água quente. Isso só irá piorar os problemas existentes, dê preferencia à agua mais morna ou fria!

- Não esfreguar os fios dos cabelos. Esfregar só irá partir!

- Aplicar o shampoo nas mãos, esfregar e depois passar no cabelo, nunca começando pelas pontas. Puxar a espuma para as pontas, isso irá ressecar menos os fios.

- Cuidado com o shampoo que se usa! Shampoos muito hidratantes podem causar caspa se forem aplicados no couro cabeludo. Se tem cabelo seco e mesmo assim o shampoo hidratante “pesa” no couro, utilizar nas raizes um shampoo suave.

- Ao lavar o couro cabeludo, não usar as unhas e sim as pontas dos dedos.

- Ao usar o champoo não intereça a quantidade deste, mas sim a qualidade.

- Enxagar bem o cabelo, inclinando a cabeça para a água e retirar melhor a sujeira.

- Só repitir a aplicação do shampoo se sentir necessidade.

- Nunca passar condicionador na raiz, isso causa a caspa e queda!

- Também separar o cabelo em mechas para aproveitar melhor o condicionador.

- Dar atenção especial às pontas, pois é a parte do cabelo mais delicada e agredida.

- Passar muita água no cabelo, nunca deixar condicionador nos fios.

Cuidados no dia-a-dia:
- Se formos à praia ou à piscina, usar shampoo com filtro solar e produtos tipo leave-in para proteger os fios;

- Diminuir a frequência do secador e procurar usá-lo a temperaturas baixas;

- Evitar processos quimicos, como a pintura e permanente atá que os cabelos estejam recuperados;

- Ter cuidados com ganchos e elásticos que partem o cabelo;

- Evitar escovar o cabelo no banho, sem ter aplicado condicionador, já que a sensibilidade do cabelo é menor estando molhado;

- Usar um pente de madeira com dentes largos para desembaraçar os cabelos;

Truques para o dia-a-dia:
- Para diminuir o volume do cabelo, prender o cabelo úmido com uma touca caseira (meia de nylon). Um óleo à base de silicone, aplicado nas pontas dos cabelos também os deixa menos volumosos.

- Para dar volume a cabelos cacheados com permanente, entre as lavagens, umeder um pouco o cabelo com água e ajeitar os caracóis com os dedos.

- Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona, um hormonio masculino. Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente – pois aumenta a oleosidade – e evitar pentear ou escovar os fios com força.

- Usar um pouco de creme para remover a eletricidade estática (friz), controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como encaracolados. Aplicar uma quantidade bem pequena numa mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passar as mãos entre os cabelos. Se for para fazer tranças, aplicar antes e depois de as fazer, para dar os retoques finais.

- Para retirar eletricidade estática (friz) utilizar amaciadores, vulgo condicionador, que contêm amónia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-os. Também pode-se evitar eletricidade estática umedecendo a escova antes de escovar o cabelo.

- Usar spray para manter o penteado no lugar. Se desejar uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, colocando o spray na palma das mãos e passar suavemente na superfície do cabelo.

- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha.

- Nunca esfregar os cabelos molhados com a toalha. Limpar suavemente, pressionando a toalha, de modo a absorver o excesso de água da lavagem.

- Se o cabelo fôr pintado e o seu aspecto atual não é dos melhores, experimentar diluir a sua dose normal do shampoo com um pouco de água com gás. Esta mistura irá ajudar a clarear o cabelo, dando-lhe um ar mais saudável e permite eliminar progressivamente a cor duvidosa, que o seu cabelo apresenta.

- Manter um cabelo com um ondulado bonito e saudável não é tarefa fácil, e requer algum cuidado e muita dedicação. O fundamental é manter sempre o cabelo bem hidratado. Para tal podem recorrer a máscaras específicas, de hidratação, caseiras ou não, e usar um bom condicionador, sempre que lavar o cabelo.

- Convém não lavar o cabelo mais do que três a quatro vezes por semana. Se fizer mais vezes, usar apenas amaciador, e não champô.

- Evitar passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos. Porque isso deixa o cabelo mais oleoso e sujo que o normal!

- Evitar dormir com os cabelos molhados, pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- A oleosidade do couro cabeludo é um veneno – cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.

- Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade.

- O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros factores dificultam a hidratação originando um cabelo seco.

- Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e stress pioram o problema.

- Quem acha que cabelos normais não precisam de cuidados, enganam-se. Os cabelos normais, como todos os outros, também estão expostos diariamente às agressões do sol, vento e poluição, logo precisam de atenção.

- Cabelos quimicamente tratados são quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas espigadas, acumulam electricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.


Entonces é isso meninas té a proxima.
E logomenos eu respondo os comentarios (to ocm uma mania feita e nao responder nem nada) anfim
bjobjo

GOD bless

9 comentários:

  1. adoro cortar meu cabelo :D pena que ele demora demais pra crescer :~ então não dá pra mudar tanto de um corte pra outro >.<

    aliás, vc sabe de algo que faça o cabelo crescer mais rápido?? tipo, sem ser por via de alimentação (essa parte está ok) nem dos cuidados com as pontas (tbm estou cuidando disso) :)

    :*

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, viu.
    Isso de passar o xampu na mão e aí passar no cabelo, eu juro que tento fazer, mas não é todo dia. às vezes dá preguiça.

    Menina, tinha pensado em deixar meu cabelo crescer, mas agora to pensando em cortar chanel hahaha

    Ai, quantas dúvidas.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. o problema da pill food q vc falou, é que eu já tomo um complemento vitamínico então não é bom tomar outro por causa daquelas que não são facilmente liberadas pelo organismo (tipo a vit A).... mas esse monovin... vou acabar experimentando xD~ só tenho medo de colocar no shampoo e acabar estragando meu shampoo querido x)~~
    uhihaiuha

    :**

    ResponderExcluir
  4. aaaain ameeei aki e resolvi seguir! =]
    soh nao me fala em cabelo, estou decepcionada com o meu que eu acabei de pintar de vermelho e fico escuro buabuabua* e ao corte estou em greve, soh as pontinhazinhas mesmo

    ResponderExcluir
  5. Olha, cortei dois dias, só pra dar aquele saúde, sabe?

    Hahahaha

    Quero cabelo na cintura, me ajuda! Hahahaha

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Participe de nossa primeira Promoção + Luz na Sua Vida!

    Concorra a uma linda luminária de Ideogramas com 3 faces.

    Mais informações no blog Magnólia Luminárias.

    http://magnolialuminarias.blogspot.com

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  7. As dicas são bacanas, mas meu cabelo num tem jeito mesmo! rsrsrs.
    Adorei o blog.
    Add.
    bj

    ResponderExcluir
  8. adoreiiii
    tava pensando nisso esses dias mesmo
    pensando em cortez e tudo!!!valeua dica!!!!
    to amando o bog!!;D
    bjinhusss

    ResponderExcluir
  9. Meu cabelo eh misto... um drama!
    mas adorei as dicas e farei de td pra seguir!

    ResponderExcluir

Seu comentário é super importante!

- Agradeço antecipadamente qualquer selinho/tag
- Não comente apenas para promover seu blog, comente sobre os posts e assim você será respondida.
- Se você tiver alguma dúvida sobre produtos, algum post ou parceria, NÃO DEIXE COMENTÁRIO, mande email!
Fique livre para se expressar!